Antes do Baile Verde (Lygia Fagundes Telles)

 Autora: Lygia Fagundes Telles

Editora: Companhia das Letras

Páginas: 208

Publicado: 2009

Avaliação: **** (4,0)

Compre: (http://amzn.to/2uK6DwU)

Sinopse: Reunião de narrativas escritas entre 1949 e 1969, Antes do baile verde é considerado por muitos críticos o livro de contos literariamente mais bem-sucedido de Lygia Fagundes Telles.
As situações narradas são as mais diversas. Em “A caçada”, um homem fica a tal ponto intrigado com uma velha tapeçaria encontrada num antiquário que acaba por mergulhar na cena retratada na peça, como se tivesse participado dela numa outra vida ou numa outra dimensão. Já no macabro “Venha ver o Pôr-do-Sol”, um rapaz leva sua ex-namorada a um jazigo de família abandonado. Conflitos amorosos também são tema de “Apenas um Saxofone”, “Um Chá bem Forte e Três Xícaras”, “O Jardim Selvagem” e “As Pérolas”. Mas o enfoque é sempre diverso e surpreendente. Em “O Menino”, por exemplo, uma infidelidade conjugal é observada de modo oblíquo, pelos olhos de um garoto que vai ao cinema com a mãe.
Mas o escopo humano e literário de Lygia não se restringe aos dramas de casais. “Natal na Barca” é uma pequena parábola, com final epifânico. “Meia-noite em Ponto em Xangai” é o balanço que uma prima-dona da ópera faz de sua vida solitária e vazia. Em “O moço do Saxofone” um motorista de caminhão hesita em ir para a cama com uma mulher casada numa pensão de beira de estrada. Em “A Janela”, um louco visita um bordel dizendo que é a casa onde seu filho morreu.
Com sua prosa segura e elegante, alternando com desenvoltura gêneros e vozes narrativas, a autora expõe aqui no mais alto grau sua capacidade de seduzir e emocionar o leitor.

Eu sou uma leitora bem eclética no meu gosto literário e este ano de 2017 principalmente que eu me dispus e estou lendo gêneros diferentes, livros que não sou acostumada a ler e conhecer novos autoras, muitas pessoas cujo gosto literário e parecido com o meu ou eu me identifico muito sempre falaram bem de Lygia e indicaram a Tamy do Litera Tamy a Tatiana Feltrin do Tiny Little Things e como uma leitora curiosa eu não poderia deixar de ler Lygia um dos grandes nomes da literatura Brasileira tanto com este seu livro Antes do Baile verde uma coletânea de contos, pela Editora Companhia das letras como outros como As meninas, Seminário dos Ratos ambos também publicados pela Companhia das Letras.

Eu tentei ler pelo menos um conto a cada dois a três dias para me acostumar e querendo ou não ler com calma,tentar entender os contos e aproveitar a leitura, o livro tem 18 contos muito gostosos de ler, confesso alguns deles eu não gostei muito, outros apesar de ter lido duas vezes não entendi completamente, mas também outros eu simplesmente amei e depois que terminei a leitura fiquei Meu Deus que conto e autora sensacional.

20170711_084315

O livro alem dos 18 contos conta com um Posfacio incrível de Antonio Dimas, uma carta de Carlos Drummond de Andrade para a Lygia a respeito deste livro, um depoimento de Urbano Tavares Rodrigues e depois atras um pouco sobre a autora.

Os 18 contos cada um tem sua particulariedade, mas que não fogem desta escrita incrível da Lygia mesmo alguns sendo mais diferentes, como na própria sinopse do livro conta um apanhado de alguns desses contos, os 18 contos são:

  • Os objetos
  • Verde lagarto amarelo
  • Apenas um saxofone (sensacional)
  • Helga (maravilhoso)
  • O Moço do Saxofone (incrível)
  • Antes do baile verde
  • A caçada
  • A chave
  • Meia-noite em ponto em Xangai (diferente)
  • A janela (ousado)
  • Um chá bem forte e três xícaras
  • O jardim selvagem
  • Natal na barca (lindo)
  • A ceia (amorr)
  • Venha ver o por do sol ( macabro)
  • Eu era mudo e só
  • As perolas (lindíssimo)
  • O menino

Falar de Lygia é parecido com que falar de Clarice Lispector para mim, tenho dificuldade de expressar o que sinto, e o que por meio das palavras e cada conto deste ela transmite uma sensação diferente para a gente e ao mesmo tempo reconfortante.

Agora só simplesmente quero ler tudo da Lygia e uma das próximas leituras que quero fazer e do Romance da autora As meninas. Super indicado o Antes do baile verde e principalmente quem assim como eu nunca havia lido nada da Lygia e esta querendo indicação de qual começar.

Deixe um comentário

