Para poder viver (Yeonmi Park)

Autora: Yeonmi Park

Editora: Companhia das letras

Páginas:328

Publicado: 2016

Avaliação: ***** (5,0)

Compre: (http://amzn.to/2gUKXJD)

Sinopse: Em narrativa memorável, uma jovem norte-coreana conta como escapou de uma das mais sanguinárias ditaduras do planeta.
Yeonmi Park não sonhava com a liberdade quando abandonou a Coreia do Norte. Mas sabia que fugir era a única maneira de sobreviver à fome, às doenças e ao governo repressor. Este livro é a história da luta de Park pela vida. O leitor acompanha sua infância no país mais sombrio do mundo. Em seguida, testemunha sua fuga, aos treze anos, pelo submundo chinês de traficantes e contrabandistas. Emociona-se com seu périplo pela China através do deserto de Gobi até a Mongólia, guiada pelas estrelas, em direção à Coreia do Sul. Vibra com seu papel como ativista pelos direitos humanos. Antes dos 21 anos, Yeonmi acumulou experiência suficiente para encantar todas as gerações de leitores neste livro memorável.

Preciso confessar que fazia um tempo que eu não lia um livro de não-ficção tao memorável como na própria Sinopse já diz, amo livros de não-ficção e tento pelo menos durante o ano ler uns 6 livros no máximo, as vezes consigo ler mais e as vezes menos, mas sempre acabo meio que me decepcionando com alguns livros que eu espero muito e não é nada daquilo, mas com Para poder viver aconteceu o contrario, eu esperava pouco na medida do possível e me surpreendi demais.

Um livro tocante, triste, ao mesmo tempo bonito, motivador, inspirador e que me fez refletir demais assim como muita gente também, marquei varias passagens do livro e coisas que a Yeonmi escreveu e que inclusive terá um post extra só com esse Quotes maravilhosos, e que muitas das vezes eu me via querendo não continuar a leitura para não sofrer junto com ela, tudo que ela precisou passar para ter a liberdade que sempre sonhou, para poder usar o que quiser, comer o que quiser, ter sua liberdade de expressão, para poder estudar, entrar em uma universidade, assistir filmes românticos e ler livros incríveis e diferentes tudo coisa que ela nunca poderia fazer na Coreia do Norte se não tivesse decidido fugir de la em busca de sua liberdade que é o que ela conta para a gente aqui neste livro.

20170711_084136

Com algumas fotografias ao longo do livro, ela fala sobre sua vida na Coreia do norte na primeira parte e eu fiquei mais pasma do que eu já estava, eu confesso sabia e ainda sei muito pouco da Coreia do Norte um dos paises do mundo com regime mais péssimo e horrível que se pode existir e sim uso essas palavras exatas para falar sobre isso, na segunda parte ela fala sobre a sua ida para China como conseguiu fugir da Coreia do norte mas como não esperava as coisas que a estava aguardando na China também, um pais que ela imaginava de certa forma diferente da coreia e que teria mais liberdade e foi algo que não aconteceu e as coisas que ela e a mãe passaram, entre elas ter que ficar fugindo, o tipo de trabalho, o trafico e tudo mais e de cortar o coraçao literalmente.

E  na terceira e ultima parte do livro a chegada na Coreia do Sul a vida que começou a viver la, e os desafios que a liberdade a trouxe. É um livro necessário para todas as pessoas lerem, e não para ficar comparando a vida que a Yeonmi viveu e a nossa e ficar com receios e pena de nos mesmo e dela, e sim para a aprender e refletir sobre muitas coisas que nos não sabemos, e outras que sabemos e vivemos e não damos valor.

Deixe um comentário

