Obra Completa (Murilo Rubião)

Olá,tudo bem?

MURILO_RUBIAO_1387171034B

 

Ano: 2010

Páginas: 232

Autor: Murilo Rubião

Editora: Companhia de Bolso

Avaliação: **** estrelas 

Compre: ( http://amzn.to/2sZGPwJ)

Sinopse: Sucesso de vendas na década de 1970, Murilo Rubião se aventurou no universo do fantástico mesmo sem conhecer Franz Kafka e antes de o gênero ficar em voga entre os escritores latino-americanos. Além de precursor – seus contos foram escritos, em sua maioria, entre os anos 1940 e 1960 – Rubião é mestre em fazer o absurdo penetrar na realidade cotidiana, subvertendo-a e lançando novos olhares sobre temas consagrados da literatura, como o desejo, a morte, o amor e a falta de sentido do mundo moderno.
Esse fantástico está presente em todos os contos e é intensificado pela falta de espanto dos narradores e das personagens diante das situações extraordinárias que presenciam e por uma linguagem objetiva e precisa. Para obter o perfeito equilíbrio entre essas dimensões, Rubião acabou se tornando um autor que preferiu reescrever seus textos à exaustão a publicar uma obra extensa. Assim, ao longo da vida, selecionou para serem lançados em livros apenas os 33 contos – verdadeiras pérolas literárias – que compõem esta antologia.

Esta obra completa de Murilo Rubião reúne os 33 contos que ele escreveu ao longo de sua vida, que antes de ser publicado nesta edição reunida pela Companhia de Bolso selo da Companhia das letras, alguns destes contos foram lançados separadamente, alguns ganharam ate prêmios e foram traduzidos para outras línguas

Murilo Rubião traz em sua escrita um elemento muito comum hoje em dia nos livros, o elemento fantástico na narrativa desde coisas mais absurdas como uma mulher que não consegue parar de ter filhos, ate coisas mais cotidianas do dia-a-dia, um homem que sofre da lucidez e da loucura, e vários contos que em cada um apresentam e tem esse elemento fantástico que faz algo comum e normal parecer doido, insano e divertido.

Entre esses 33 contos presentes no livro, vários deles são muito muito bons, outros nem tanto assim, alguns dos contos acredito que faltou um pouco mais de elaboração e explicação, outros terminam com um final aberto de deixar o leitor paralisado de como assim já terminou, e outros que em apenas 3 paginas no máximo ele traz um conto excelente para a gente. Murilo Rubião é um dos autores mais importantes do Brasil na questão de contos fantásticos e poucas pessoas conhecem sua obra completa que ha duas edições no Brasil dela, e que todos deveriam pegar os contos e ler, nem que seja um por semana, um por dia como eu fiz, ou pegando aos poucos e lendo.

Dos contos do livro os meus favoritos e que recomendo muito a vocês lerem são: O ex-magico da taberna minhota, Bárbara, os dragões, Teleco o coelhinho, a fila, a caso do girassol vermelho, o bom amigo batista, Aglaia, e Botão-de-rosa.

19121707_910057425799932_379185718917857280_n

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s