Ler Rápido demais

Olá, tudo bem?

Recentemente assisti um vídeo sensacional da Mell Ferraz do Literature-se que neste vídeo ela falava um pouco sobre a questão de nos leitores lermos rápido demais, não aproveitarmos a leitura e dar a devida atenção a ela e fiquei pensando a respeito disto, sobre a minha própria leitura;e coisas do estilo e resolvi escrever este post sobre o que acho a respeito de tudo isso e tal

sobre-ler-rapido

Vídeo da Mell:

 

Todas as coisa se palavras que a Mell disse naquele vídeo e argumentou eu super concordo com tudo dito e realmente depois deste vídeo e pensar mais a respeito e pensei nas minhas próprias leituras, em como eu leio, e tudo isso, por que principalmente a gente que é leitores já a um grande tempo devemos nos perguntar sobre isso também, e também aqueles que são leitores iniciantes, sera que estou lendo rápido demais? Estou aproveitando e entendendo o que estou lendo? A historia foi completamente entendida ou não?

Essas são pequenas perguntas que eu me fiz para mim mesma, e devemos ser realistas e clara com isso e no ano passado de 2016 eu percebi que nos meses de outubro a dezembro mais o menos eu li muitas quantidades de livros principalmente quando eu descobri os livros digitais e e-books ai li mais ainda, mas parando para pensar agora de todas aquelas leituras apenas alguns dos livros eu me lembro da historia claramente, os personagens e tudo mais, e metade destes livros eu realmente aproveitei a leitura os outros não.

E ai surgiu um questionamento para mim, sera que não estou lendo rápido demais, me cobrando demais nas minhas leituras e apenas passando os olhos nas letras, por que acreditem acontece e aconteceu comigo o simples fato de pegar um livro passar os olhos por todas as paginas e terminar o livro mas ao final eu já não lembrava mais quase nada do livro, li apenas por ler e por ficar me cobrando tenho que ler por causa disto e daquilo; por que todo mundo esta lendo e coisas do estilo.

E depois de assistir esse vídeo pensar nas minhas leituras e coisas do tipo resolvi fazer uma mudança em tudo isso, não é errado ou ruim ler rápido demais, eu mesma sou uma leitora que leio muito rápido os livros, a unica questão que priorizei para minha vida, a escolha das minhas leituras, e ler o que eu realmente quero, sem ficar me cobrando demais, ler só por que todos estão lendo ou ler por simplesmente ler e não por esta querendo ler, descobrir o que tem de diferente e legal naquele livro.

Isso vai ser algo que vai me ajudar muito daqui para  frente, vou continuar com meu ritmo de leitura, mas de agora em diante ler só o que desejo mesmo ler naquele mês, dia ou semana, isso me ajuda e comprar menos também, e sempre buscar mais sobre o livro e não apenas me contentar com o que esta ali e sim buscar mais informações sobre o livro ou algo nele que não compreendi, buscar opiniões de outras pessoas e formular assim minha própria opinião a respeito dele.

Enfim, e vocês o que acham sobre tudo isso, já assistiram o vídeo da Mell, o que acham me conte a experiencia de vocês e mais..

4 comentários sobre “Ler Rápido demais

  1. Val disse:

    Eu concordo. Uma vez vi uma entrevista do Amós Oz, em que ele dizia que achava estranho quando chegavam a ele dizendo que tinham amado tanto o livro dele que leram em um dia. Ele ficava pensando “eu demorei um ano para fazer esse livro e a pessoa leu em um dia??”
    Tenho um blog sobre livros tb:
    http://1pedranocaminho.wordpress.com
    Bjs!

    Curtir

  2. verenapedreira disse:

    Também venho observado isso ultimamente. Algumas pessoas acabam fazendo a leitura como uma espécie de competição “quem lê mais livros no mês/ano” e talvez acabam se esquecendo do verdadeiro prazer que se deve ter durante a leitura de um livro. E acabam fazendo números apenas. Estipulam metas de leituras altíssimas e, às vezes, passam pelos livros sem absorver nada deles.

    Curtir

    • aliteraturanasuavidablog disse:

      realmente, acredito que é uma especie de leitura e estilo de cada leitor,e a fase que cada um esta, mas quando lemos rápido e não absorvemos nada do que adianta né

      Curtir

Deixe um comentário

